Programa UCA –
Formação Tocantins
Ata do Encontro
Presencial
IES Local : UFT
Município:
Dianópolis
Local: Escola
Estadual Joca Costa
Data: 18 de
Junho de 2012.
Aos
dezoito dias do mês de junho de dois mil e doze, realizou-se uma oficina pedagógica
de hquê e matemática, com a presença dos professores, diretora,técnicas da DRE
e servidores da Escola Joca Costa, sob a
mediação da Tutora Edna, com o objetivo de potencializar os aplicativos dos
laptops, no novo sistema operacional (ubuntu). Foi realizado um momento de
oração e sensibilização quanto a necessidade de inovar a nossa práxis,
articulando o curriculo às tecnologias educacionais. Em seguida, a tutora
explicou a pauta,falando da importância de colocarmos em prática o que
aprendemos nos encontros e nas oficinas.
Nesse
contexto, iniciou a oficina de hquê, com as explanações de Antonio, o Assessor
de Currículo de Língua Portuguesa, que trabalhou o conceito de hquê, suas
origens, finalidades e diversas formas de exercícios, com níveis simples e
elevados de compreensão para o professor e aluno. O programa foi baixado no
notebook dos servidores, bem como o hquê em linux para os laptops, facilitando
o manuseio por todos. Foram demonstradas algumas atividades de histórias em
quadrinho. Alguns questionamentos foram feitos pelos profesores de como adaptar
certas atividades a faixa etária dos alunos, o que foi demonstrado na prática
pelo assesor. Terminado a prática dessa oficina, a Assessora de Mátemática, Rosemary demonstrou
como potencializar a calculadora em função da aprendizagem dos alunos, com
atividades teóricas e práticas.Em
seguida explorou a planilha eletrônica, montando gráficos a partir de situações
problemas propostas e questões apresentadas pelos professores.Trabalhou ainda
resolução de situações problemas com alguns aplicativos dos alptops, bem como a
geometria com videos e histórias em quadrinhos, de forma interdisciplinar. Os
professores tiveram a oportunidade de
realizar
as atividades propostas, questionando e tirando dúvidas do seu cotidiano.
Terminado os exercícios, realizamos juntos uma avaliação das oficinas, visando
a melhoria dos próximos momentos em função das necessidades apresentadas pelo
grupo de professores e as habilidades do
fluxograma.
De
um modo geral,a valiação foi muito positiva, todos elogiaram a iniciativa de
realizarmos as oficinas voltadas para os aplicativos no novo sistema
instalado nos laptops e sugeriram que as
próximas envolvessem as disciplinas de história, artes e geografia, considerando também a matriz de
habilidades do terceiro bimestre. Assim, foi realizada uma dinãmica de
encerramento pela tutora, que distribuiu cartõeszinhos e solicitou a interação
no fórum com relação as oficinas e as trocas de experiências que devem ser
constantes na escola, bem como a realização das atividades apresentadas no
ambiente e-proinfo.
.
Dianópolis,
18 de junho de 2012.

TUTORA
DO UCA
Programa UCA –
Formação Tocantins
Ata do Encontro
Presencial
IES Local : UFT
Município:
Dianópolis
Local: Escola
Estadual Joca Costa
Data: 28 de
Maio de 2012


No
dia vinte e oito do mês de maio de dois mil e doze, realizou-se o segundo o encontro
presencial da formação continuada, com a presença dos professores, diretora e
servidores da Escola Joca Costa, sob a
mediação da Tutora Edna.
No
primeiro momento, retomada a proposta de trabalho, com divisão dos grupos(
professores, alunos monitores e curriculo), para estudo dos aplicativos durante
uma semana e depois, foi oportunizada a fala para que todos os professores
compartilhassem as descobertas com as ferramentas do novo sistema. De um modo
geral, a ceitação foi positiva, acreditam ser mais fácil o manuseio das
ferramentas. Alguns professores realizaram atividades de produção com br.oficce
(editor de texto) e aprenderam a fazer o mesmo usando um jogo do próprio
laptop. Outros conseguiram gravar videos com os alunos, mas não ouvem as
gravações. Socializaram a ferramenta empathy, que proporciona bate papo e
assim, compartilharam contas, adicionando os colegas. Esse momento foi de muita
descontração, pois todos trocaram descobertas. Com isso, demos continuidade à
oficina, explorando cada ferramenta do novo sistema, sugerindo as atividades
que podem ser desenvolvidas a partir delas. O tempo não foi suficiente para
explorarmos todos os jogos, porém descobrimos que alguns só funcionam
connectados a internet, como é o caso do stelarium(Ciências). No final do
encontro, realizamos uma avaliação oral da oficina, considerada satisfatória e
dentro das expectativas de todos, porém o tempo continua sendo o nosso vilão,
até obtermos resposta do oficio enviado ao Secretário de Educação solicitando
dois dias mensais para a formação do UCA. Lembramos que o ambiente encontra-se
em manutenção, mas orientamos a equipe na contrução de pastas para a postagem
das atividades.Com isso, o encontro foi encerrado com o agendamento da próxima
oficina para o dia 18 de junho com os Assessores de Português e de Matemática
da DRE, que potencializarão as ferramentas em favor da disciplinas e dos
aprendizagem dos alunos nas referidas disciplinas.
Dianópolis,
28 de Maio de 2012.

TUTORA
DO UCA
Programa UCA –
Formação Tocantins
Ata do Encontro
Presencial
IES Local : UFT
Município:
Dianópolis
Local: Escola
Estadual Joca Costa
Data: 04 de
Maio de 2012


No
dia quatro do mês de maio de dois mil e doze, realizou-se o terceiro encontro
presencial da formação inicial,etapa I –módulo II- Web 2.0, na biblioteca
Josefa Monteiro dos Reis, com a presença
dos professores e servidores novatos da Escola Joca Costa, sob a mediação da
Tutora Edna e auxílio da formadora Cláudia Teixeira Trindade. Como de costume, a
tutora Edna realizou um momento de oração e recepção da equipe através de uma
mensagem reflexiva de um Salmo. Depois foi apresentada a pauta de trabalho,
relembrando os objetivos do módulo. Em seguida a tutora falou da importância da
Web 2.0 e o que conseguimos realizar na escola a partir dela. Assim, apresentou
um vídeo de como criar blogs e cada cursista navegou na internet criando o seu
próprio blog e postando uma atividade sobre o referido encontro, socializando
as ideias com o grupo. A tutora explicou como utilizar o blog de forma
pedagógica, em favor da aprendizagem do aluno, refletindo com o grupo a prática
da Escola Joca Costa. Foi oportunizada a visita a alguns blogs incluindo os das
professoras e discutidas algumas práticas pedagógicas, dentro de blogs de
educadores das séries iniciais do ensino fundamental. Foi solicitado o cadastro
dos cursistas em blogs como: meus trabalhos pedagógicos, Sala dos professores e
outros que possuem boas práticas com as tecnologias. Por último, fez-se uma
avaliação oral e escrita do encontro, sendo considerada muito positiva, pois os
objetivos foram alcançados, embora o módulo II não estivesse ainda no ambiente.
Foi proposta uma agenda de encontros pela equipe, com encontros mensais de um
dia e vários momentos de duas horas. A diretora Sueli falou do oficio
encaminhado ao Secretário de Educação solicitando dois dias para a formação
contemplada no calendário. Assim foi apresentada uma mensagem de encerramento
desse encontro e solicitado a todos que aguardem a restauração do ambiente e
quando o módulo estiver a disposição, será marcado um encontro extra para
leitura e acompanhamento das atividades.
Dianópolis,
04 de Maio de 2012.

TUTORA
DO UCA
Programa UCA –
Formação Tocantins
Ata do Encontro
Presencial
IES Local : UFT
Município:
Dianópolis
Local: Escola
Estadual Joca Costa
Data: 14 de
Maio de 2012


No
dia quatorze do mês de maio de dois mil e doze, realizou-se o primeiro encontro
presencial da formação continuada, com a
presença dos professores, diretora e servidores da Escola Joca Costa, sob a mediação da Tutora
Edna. A diretora Sueli Santina deu boas
vindas à equipe e realizou um momento de oração, com dois versículos bíblicos
que refletem o desejo da união pelo bem comum. Assim a refedida diretora
contextualizou a leitura com a nossa prática, reforçando as próprias ações do
curso, que desenvolvemos no coletivo. Depois foi apresentada a pauta de
trabalho, refletindo os objetivos e habilidades da planificação. Em seguida a
tutora socializou a reunião de Palmas, principalmente no que se refere à
substituição do sistema operacional, que teve a aprovação de todos pela
aparente praticidade do manuseio. Falou ainda da importância de desenvolvermos
a competência leitora e escritora em benefício pessoal e profissional, contextualizando
as leituras dos textos estudados nesse encontro e a necessidade da produção de
conhecimento. Assim apresentou uma proposta de estudos contínuos e produção de
artigos como prática efetiva de registro das atividades desenvolvidas com uso
das tecnologias, bem como sua publicação em revistas e sites dessa categoria.
Sugeriu-se a revisão e adequação do Projeto: “Minha escola, Espaço de
Formação”, com esse momento vivenciado por todos. Assim, iniciamos a leitura e
discussão do texto:
APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS: UM FENÔMENO EM
ESPIRAl, discutindo a luz da nossa prática e registrando os conceitos
apropriados por cada um. A tutora explicou a atividade que será realizada no
ambiente, através do fórum, onde cada cursista expressará o seu nível de
apropriação tecnológica, interagindo com os colegas e a produção textual que
será postada no portfólio. Foi realizada a leitura do segundo texto:
“APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS – UM FENÔMENO EM ASPIRAL com o mesmo propósito e
como se tratava de um artigo, a tutora explicou como se faz um artigo, sua
estrutura e discutiram-se as temáticas, os grupos e as práticas pedagógicas que
podem ser relevantes para a construção desses artigos. Nesse primeiro momento
foram pensadas as temáticas: Redes Sociais em Favor da Aprendizagem; O Papel do
Coordenador Frente as Tecnologias;A Prática do Reforço Escolar Com as
Tecnologias e O Aluno Monitor na prática Com as Tecnologias.
Nesse
contexto foi encerrado o encontro e solicitado a todos que aguardem a
restauração do ambiente para postarem as atividades. O encontro foi avaliado
positivamente para o crescimento pessoal e da equipe.
Dianópolis,
14 de Maio de 2012.

TUTORA
DO UCA
Programa UCA –
Formação Tocantins
Ata do Encontro
Presencial – Etapa I
IES Local : UFT
Município:
Dianópolis
Local: Escola
Estadual Joca Costa
Data: 25 de
abril de 2012

No
dia vinte e cinco do mês de abril de dois mil e doze, realizou-se o segundo encontro
presencial da formação inicial,etapa I – Desnudando o mundo digital,contando
com a presença dos professores e
servidores novatos da Escola Joca Costa, sob a mediação da Tutora Edna e
auxílio da formadora Cláudia Teixeira Trindade, dando continuidade ao módulo I,
cujo objetivo de Desenvolver as
habilidades básicas para o manuseio das ferramentas do laptop, da web, focando
o uso pedagógico, por meio da revisita ao plano pedagógico dos professores e
sua transposição na prática de sala de aula. Inicialmente a tutora Edna realizou
um momento de oração e recepção da equipe através de uma mensagem reflexiva
“Eco”, destacando as nossas atitudes diante da vida. Depois foi apresentada a
pauta de trabalho, relembrando os objetivos do módulo. Nesse instante foi
explicada a necessidade de realizarem as atividades à distância em tempo hábil,
pois muitos cursistas demoraram a acessar o ambiente e realizar as leituras.
Nesse contexto, foi repassada cada atividade no ambiente, proporcionando uma
discussão dos assuntos abordados em cada uma, seguida da postagem pelos
servidores. Os cursistas colocaram as dificuldades em realizar as atividades
nos laptops, necessitando de uma revisão geral dos aplicativos: Kpresenter e
kspread e sugeridas algumas atividades curriculares que podem ser desenvolvidas
a partir dos mesmos. Após as socializações das atividades pela tutora e pelo grupo, fez-se uma
avaliação oral do encontro, sendo considerada satisfatória e solicitada a
presença da tutora em outros momentos par resolução das atividades, diante das
dificuldades da turma em dominar o conteúdo. Foi proposto um novo encontro para
realização de uma oficina com a equipe da formação inicial e continuada juntas,
para revisarem todas as ferramentas e reforçarem o uso dos aplicativos dos
laptops nas atividades curriculares. Assim foi apresentada uma mensagem de
encerramento do encontro e agendado o encontro do módulo II par o dia 04 de
maio, na biblioteca da escola e solicitado a todos que levem os laptops e
notebooks, para realização das atividades.
Dianópolis,
25 de Abril de 2012.

TUTORA
DO UCA
Programa UCA –
Formação Tocantins
Ata do Encontro
Presencial –Elaboração do Progitec
IES Local : UFT
Município:
Dianópolis
Local: Escola
Estadual Joca Costa
Data: 27 e 28
de Março de 2012
Nos
dias vinte e sete e vinte oito do mês de março de dois mil e doze, realizou-se
o primeiro encontro presencial etapa I – Desnudando o mundo digital com a
presença dos professores e servidores novatos da Escola Joca Costa, sob a
mediação da Tutora Edna e auxílio da formadora Cláudia Teixeira Trindade, com o
objetivo de Desenvolver as habilidades básicas para o manuseio das ferramentas
do laptop, da web, focando o uso pedagógico, por meio da revisita ao plano
pedagógico dos professores e sua transposição na prática de sala de aula. As
atividades iniciaram com as boas vindas da tutora Edna, que apresentou uma
mensagem reflexiva no data show. Depois apresentou a pauta de trabalho para os
dois dias. Em seguida foram apresentados os objetivos do módulo e todos
navegaram pelo ambiente, fazendo um reconhecimento do conteúdo e das atividades
a serem realizadas à distância. Percebeu-se que
os professores estavam atentos e ansiosos por aprenderem a trabalhar na
prática o que estavam lendo e discutindo. Assim exploramos as ferramentas dos
laptops, enfocando as atividades que podem ser desenvolvidas a partir dos
referidos aplicativos. Foi dada uma atenção especial ao k-word, momento em que
todos criaram suas pastas, produziram pequenos textos e salvaram algumas
atividades propostas no momento. Passamos a discutir algumas aividades
curriculares que podem ser desenvolvidas em sala e sugerimos a revisita ao
planejamento semanal, para inserção das atividades. Navegamos pela internet,
treinamos o uso da máquina fotográfica, simulamos gravações de vídeos e
sugerimos trabalhos práticos com essas ferramentas. Os professores colocaram os
desafios enfrentados por eles até o momento, por não terem domínio o suficiente
para ministrarem suas aulas usando essas ferramentas,, bem como a cobrança dos
alunos quanto o uso freqüente dos laptops nas aulas. Nesse sentido, combinamos
uma capacitação dos alunos de uma forma geral, contando com a ajuda da
Coordenadora do UCA, tutora e demais coordenadores, para realizar uma oficina
com conteúdos do k-word( digitar, criar pastas, salvar, copiar,colar,etc...)além
de auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades com esses
aplicativos. Após as reflexões proporcionadas pela tutora e pelo grupo,
realizou-se uma dinâmica de encerramento do encontro, com avaliação bastante
positiva do encontro e sugeriram que todos os encontros fossem como esse, com
teoria e prática articuladas.
Dianópolis,
28 de Março de 2012.

TUTORA
DO UCA
Programa UCA –
Formação Tocantins
Ata do Encontro
Presencial –Elaboração do Progitec
IES Local : UFT
Município:
Dianópolis
Local: Escola
Estadual Joca Costa
Data: 30 e 31
de Janeiro de 2012
Nos
dias trinta e trinta e um do mês de outubro de dois mil e doze, realizou-se o primeiro
encontro presencial da formação na
Escola, no NTE ( Núcleo de Tecnologias Educacionais), com a presença dos
professores, coordenação e direção da Escola Joca Costa, sob a mediação da
Tutora Edna e auxílio da formadora Tânia Cristina. As atividades iniciaram com
as boas vindas da tutora Edna, que realizou uma oração do mensageiro 2012,
falando sobre o amor- uma virtude a ser aprendida, em seguida apresentou uma
mensagem em vídeo, que retrata uma passagem do filme “O Gladiador”, refletindo a
importância de nossas atitudes diante da vida, como equipe unida em prol dos
mesmos objetivos, voltando também para nossa prática pedagógica. Cada cursista
expressou seu sentimento sobre a mensagem e a expectativa do trabalho em equipe
nesse aluno. Depois apresentou a pauta de trabalho para os dois dias. Assim,
iniciou- se a oficina de blog, momento em que foi passado o vídeo sobre o uso
pedagógico do blog e realizou-se uma reflexão da realidade no Joca Costa.
Percebeu-se que os professores precisam
sensibilizar os alunos a participarem, fazendo postagens das pesquisas e
atividades orientadas em
sala. Também foi sugerido que ao postarem fotos sobre os
projetos realizados, que fossem postados os planejamentos dos mesmos. A tutora
ensinou como inserir figuras, fotos e vídeos, exercitando na prática. Como a
internet estava um pouco lenta, alguns não conseguiram realizar essa atividade.
Na oportunidade, a tutora ensinou as cursistas gravar os vídeos pelo slide
share e nesse momento todos se cadastraram para realizarem essa atividade
posteriormente. Além disso, foi ensinado como gravar documentos, fotos e vídeos
no Google docs. Nesse momento as cursistas novatas criaram seus blogs e fizeram
algumas postagens. A oficina foi interrompida pelo fato da internet ter caído e
não possibilitou navegação a partir desse momento. Diante disso, a equipe
solicitou que a tutora realizasse outras oficinas para dar continuidade ao
trabalho.
No
dia trinta e um foi realizado o momento de oração e, em seguida a tutora apresentou
o cronograma de formação para 2012,
a formação inicial e de sustentação para os veteranos.
Depois explanou sobre as Diretrizes Nacionais,: A relevância das tecnologias digitais da informação e
comunicação no Projeto Político Pedagógico. Nesse momento relembrou a fala da
diretora Vânia, na formação do dia vinte e cinco, no que se refere ao Progitec
que foi construído no ano passado e que vai ser revisado esse ano. A tutora
lembrou ainda as alterações a serem feitas quanto os textos que demonstram a
concepção do coletivo da escola com relação às tecnologias e sua apropriação
até o momento, principalmente com a articulação do uso dos laptops no currículo
escolar. Após esse momento, realizou-se um diagnóstico da Escola, refletindo as
seguintes questões:
1. Levantamento
dos pontos positivos :
·
Implantou-se a cultura do
planejamento com uso das tecnologias;
·
Interesse dos alunos em desenvolver
atividades com os laptops;
·
O acesso a essa tecnologia, pelos alunos, em
que a maioria não tem acesso em casa;
·
Despertou o interesse dos
professores em utilizar continuamente a
tecnologia no currículo escolar.
2. Levantamento
dos pontos negativos :
Individual:
·
A falta de leitura/
aprimorar nesse processo de leitura e escrita individual e em momentos de
estudo na escola ;
·
Manuseio correto dos
aplicativos dos laptops ( promover treinamento para os professores e
coordenadores)
·
Trabalhar com o programa
Linux;
·
Encontrar atividades para
adequar ao uso do laptop
Coletivo:
·
Estudos internos ((
Acrescentar ação no P.P.P);
·
Redução da carga horária dos
professores ( oficio ao Secretário solicitando a ampliação da carga horária);
·
A falta de disponibilidade
de tempo dos professores devido a redução da carga horária pela Seduc,
·
A internet que não funciona nas salas;
·
Os laptops que travam na hora das atividades;
·
Dificuldade dos grupos em
trabalhar com os laptops;
3.
Demandas para a formação:
• O que queremos para
2012?
Em relação a SEDUC; DRE e
SEMED
·
Resolução dos problemas
detectados ( ampliação da velocidade da internet e conserto do provedor);
·
Aumento da carga horária dos
professores para realização dos trabalhos do UCA;
·
Reposição dos laptops com
defeito;
·
Lotação de um técnico na
escola, para atendimento e manutenção efetiva dos laptops ou disponibilização
de um técnico da DRE em 2 dias da semana para atendimento à escola.
Em relação a equipe de
formação: oficinas, referências teóricos, programas, entre outros;
·
Oficina sobre blog;
·
Sugestões de atividades com
uso dos aplicativos nos conteúdos;
·
Oficina sobre aulas
interdisciplinares com uso das tecnologias ( laptops)
·
Oficina sobre o Linux
educacional e os aplicativos do laptop voltado para gestão de sala de aula;
Confecção de atividades com o uso das tecnologias;
·
Estudos de textos
direcionados ao uso das tecnologias digitais no currículo escolar;
1.
Mobilidade:
o desafio permanece.
·
Como utilizar o laptop na implementação do
currículo?
-Nos
planejamentos a serviço dos conteúdos trabalhos diariamente;
·
Laptop nas mãos dos alunos viabilizando as
práticas curriculares:
- Na
sala de aula em atividades orientadas pelo professor;
- Em
diversos espaços da escola, com momentos de atividades orientadas; no recreio
através do uso espontâneo, na biblioteca em momentos de leituras direcionadas e
espontâneas;
-No
pátio – nas aulas de Ed.Física e recreação;
-No
labim: - Realização de pesquisas; nas
produções textuais; produção de
desenhos; confecção de folderes ; jogos, navegação em internet.
2.
Aluno
Monitor:
Experiência positiva enquanto parceiro
no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula – Qual tem sido a atuação do
aluno monitor na sua sala de aula?
·
Ajudante do professor na distribuição e
recolhimento em sala de aula: na filmagem dos trabalhos em grupos, nas
atividades extra classe e em momentos de reunião;
·
O auxílio aos colegas com dificuldade durante
o desenvolvimento das atividades realizadas nos
laptops;
Como potencializar a
participação do aluno monitor na sala de aula?
- Sensibilizar os monitores da importância de sua colaboração na sala de aula, orientando os colegas no desenvolvimento das atividades curriculares, bem como da atualização do blog da turma, tendo como referencial, o conteúdo estudado e suas aprendizagens em classe e extra-classe.
Após as reflexões
proporcionadas pela tutora e pelo grupo, realizou-se uma dinâmica de
encerramento do encontro, com o vídeo motivacional do Daniel Godri, que
fortalece o trabalho em
equipe. O encontro foi muito bom, pois contou com a
participação efetiva do grupo. A direção da Escola Joca Costa solicitou outro momento
de formação para socialização das experiências de outras escolas.
Dianópolis, 15 de
fevereiro de 2012.
Edna de Jesus Vieira
FORMADORA/TUTORA DO
UCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário