Compartilhando Saberes do UCA

O mote desse blog é socializar com educadores as experiências vivenciadas pela Escola Estadual Joca Costa a partir da implantação do projeto UCA - Um Computador Por Aluno.



Rede Colaborativa de Aprendizagem

Relatórios







Programa UCA – Formação Tocantins
Ata do Encontro Presencial
IES Local : UFT
Município: Dianópolis
Local: Escola Estadual Joca Costa
Data: 18 de Junho de 2012.








     
Aos dezoito dias do mês de junho de dois mil e doze, realizou-se uma oficina pedagógica de hquê e matemática, com a presença dos professores, diretora,técnicas da DRE e servidores  da Escola Joca Costa, sob a mediação da Tutora Edna, com o objetivo de potencializar os aplicativos dos laptops, no novo sistema operacional (ubuntu). Foi realizado um momento de oração e sensibilização quanto a necessidade de inovar a nossa práxis, articulando o curriculo às tecnologias educacionais. Em seguida, a tutora explicou a pauta,falando da importância de colocarmos em prática o que aprendemos nos encontros e nas oficinas.
Nesse contexto, iniciou a oficina de hquê, com as explanações de Antonio, o Assessor de Currículo de Língua Portuguesa, que trabalhou o conceito de hquê, suas origens, finalidades e diversas formas de exercícios, com níveis simples e elevados de compreensão para o professor e aluno. O programa foi baixado no notebook dos servidores, bem como o hquê em linux para os laptops, facilitando o manuseio por todos. Foram demonstradas algumas atividades de histórias em quadrinho. Alguns questionamentos foram feitos pelos profesores de como adaptar certas atividades a faixa etária dos alunos, o que foi demonstrado na prática pelo assesor. Terminado a prática dessa oficina, a  Assessora de Mátemática, Rosemary demonstrou como potencializar a calculadora em função da aprendizagem dos alunos, com atividades teóricas e  práticas.Em seguida explorou a planilha eletrônica, montando gráficos a partir de situações problemas propostas e questões apresentadas pelos professores.Trabalhou ainda resolução de situações problemas com alguns aplicativos dos alptops, bem como a geometria com videos e histórias em quadrinhos, de forma interdisciplinar. Os professores tiveram a oportunidade de
realizar as atividades propostas, questionando e tirando dúvidas do seu cotidiano. Terminado os exercícios, realizamos juntos uma avaliação das oficinas, visando a melhoria dos próximos momentos em função das necessidades apresentadas pelo grupo de professores e as habilidades  do fluxograma.
De um modo geral,a valiação foi muito positiva, todos elogiaram a iniciativa de realizarmos  as oficinas  voltadas para os aplicativos no novo sistema instalado nos  laptops e sugeriram que as próximas envolvessem as disciplinas de história, artes  e geografia, considerando também a matriz de habilidades do terceiro bimestre. Assim, foi realizada uma dinãmica de encerramento pela tutora, que distribuiu cartõeszinhos e solicitou a interação no fórum com relação as oficinas e as trocas de experiências que devem ser constantes na escola, bem como a realização das atividades apresentadas no ambiente e-proinfo.
.
Dianópolis, 18  de junho de 2012.

TUTORA DO UCA






Programa UCA – Formação Tocantins
Ata do Encontro Presencial
IES Local : UFT
Município: Dianópolis
Local: Escola Estadual Joca Costa
Data: 28 de Maio de 2012




 
     
No dia vinte e oito do mês de maio de dois mil e doze, realizou-se o segundo o encontro presencial da formação continuada, com a presença dos professores, diretora e servidores  da Escola Joca Costa, sob a mediação da Tutora Edna.
No primeiro momento, retomada a proposta de trabalho, com divisão dos grupos( professores, alunos monitores e curriculo), para estudo dos aplicativos durante uma semana e depois, foi oportunizada a fala para que todos os professores compartilhassem as descobertas com as ferramentas do novo sistema. De um modo geral, a ceitação foi positiva, acreditam ser mais fácil o manuseio das ferramentas. Alguns professores realizaram atividades de produção com br.oficce (editor de texto) e aprenderam a fazer o mesmo usando um jogo do próprio laptop. Outros conseguiram gravar videos com os alunos, mas não ouvem as gravações. Socializaram a ferramenta empathy, que proporciona bate papo e assim, compartilharam contas, adicionando os colegas. Esse momento foi de muita descontração, pois todos trocaram descobertas. Com isso, demos continuidade à oficina, explorando cada ferramenta do novo sistema, sugerindo as atividades que podem ser desenvolvidas a partir delas. O tempo não foi suficiente para explorarmos todos os jogos, porém descobrimos que alguns só funcionam connectados a internet, como é o caso do stelarium(Ciências). No final do encontro, realizamos uma avaliação oral da oficina, considerada satisfatória e dentro das expectativas de todos, porém o tempo continua sendo o nosso vilão, até obtermos resposta do oficio enviado ao Secretário de Educação solicitando dois dias mensais para a formação do UCA. Lembramos que o ambiente encontra-se em manutenção, mas orientamos a equipe na contrução de pastas para a postagem das atividades.Com isso, o encontro foi encerrado com o agendamento da próxima oficina para o dia 18 de junho com os Assessores de Português e de Matemática da DRE, que potencializarão as ferramentas em favor da disciplinas e dos aprendizagem dos alunos nas referidas disciplinas.



Dianópolis, 28  de Maio de 2012.

TUTORA DO UCA



Programa UCA – Formação Tocantins
Ata do Encontro Presencial
IES Local : UFT
Município: Dianópolis
Local: Escola Estadual Joca Costa
Data: 04 de Maio de 2012

            
     
No dia quatro do mês de maio de dois mil e doze, realizou-se o terceiro encontro presencial da formação inicial,etapa I –módulo II- Web 2.0, na biblioteca Josefa Monteiro dos Reis, com  a presença dos professores e servidores novatos da Escola Joca Costa, sob a mediação da Tutora Edna e auxílio da formadora Cláudia Teixeira Trindade. Como de costume, a tutora Edna realizou um momento de oração e recepção da equipe através de uma mensagem reflexiva de um Salmo. Depois foi apresentada a pauta de trabalho, relembrando os objetivos do módulo. Em seguida a tutora falou da importância da Web 2.0 e o que conseguimos realizar na escola a partir dela. Assim, apresentou um vídeo de como criar blogs e cada cursista navegou na internet criando o seu próprio blog e postando uma atividade sobre o referido encontro, socializando as ideias com o grupo. A tutora explicou como utilizar o blog de forma pedagógica, em favor da aprendizagem do aluno, refletindo com o grupo a prática da Escola Joca Costa. Foi oportunizada a visita a alguns blogs incluindo os das professoras e discutidas algumas práticas pedagógicas, dentro de blogs de educadores das séries iniciais do ensino fundamental. Foi solicitado o cadastro dos cursistas em blogs como: meus trabalhos pedagógicos, Sala dos professores e outros que possuem boas práticas com as tecnologias. Por último, fez-se uma avaliação oral e escrita do encontro, sendo considerada muito positiva, pois os objetivos foram alcançados, embora o módulo II não estivesse ainda no ambiente. Foi proposta uma agenda de encontros pela equipe, com encontros mensais de um dia e vários momentos de duas horas. A diretora Sueli falou do oficio encaminhado ao Secretário de Educação solicitando dois dias para a formação contemplada no calendário. Assim foi apresentada uma mensagem de encerramento desse encontro e solicitado a todos que aguardem a restauração do ambiente e quando o módulo estiver a disposição, será marcado um encontro extra para leitura e acompanhamento das atividades.

Dianópolis, 04 de Maio de 2012.

TUTORA DO UCA






Programa UCA – Formação Tocantins
Ata do Encontro Presencial
IES Local : UFT
Município: Dianópolis
Local: Escola Estadual Joca Costa
Data: 14 de Maio de 2012


   

     
No dia quatorze do mês de maio de dois mil e doze, realizou-se o primeiro encontro presencial da formação continuada, com  a presença dos professores, diretora e servidores  da Escola Joca Costa, sob a mediação da Tutora Edna.  A diretora Sueli Santina deu boas vindas à equipe e realizou um momento de oração, com dois versículos bíblicos que refletem o desejo da união pelo bem comum. Assim a refedida diretora contextualizou a leitura com a nossa prática, reforçando as próprias ações do curso, que desenvolvemos no coletivo. Depois foi apresentada a pauta de trabalho, refletindo os objetivos e habilidades da planificação. Em seguida a tutora socializou a reunião de Palmas, principalmente no que se refere à substituição do sistema operacional, que teve a aprovação de todos pela aparente praticidade do manuseio. Falou ainda da importância de desenvolvermos a competência leitora e escritora em benefício pessoal e profissional, contextualizando as leituras dos textos estudados nesse encontro e a necessidade da produção de conhecimento. Assim apresentou uma proposta de estudos contínuos e produção de artigos como prática efetiva de registro das atividades desenvolvidas com uso das tecnologias, bem como sua publicação em revistas e sites dessa categoria. Sugeriu-se a revisão e adequação do Projeto: “Minha escola, Espaço de Formação”, com esse momento vivenciado por todos. Assim, iniciamos a leitura e discussão do texto:
APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS: UM FENÔMENO EM ESPIRAl, discutindo a luz da nossa prática e registrando os conceitos apropriados por cada um. A tutora explicou a atividade que será realizada no ambiente, através do fórum, onde cada cursista expressará o seu nível de apropriação tecnológica, interagindo com os colegas e a produção textual que será postada no portfólio. Foi realizada a leitura do segundo texto: “APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS – UM FENÔMENO EM ASPIRAL com o mesmo propósito e como se tratava de um artigo, a tutora explicou como se faz um artigo, sua estrutura e discutiram-se as temáticas, os grupos e as práticas pedagógicas que podem ser relevantes para a construção desses artigos. Nesse primeiro momento foram pensadas as temáticas: Redes Sociais em Favor da Aprendizagem; O Papel do Coordenador Frente as Tecnologias;A Prática do Reforço Escolar Com as Tecnologias e O Aluno Monitor na prática Com as Tecnologias.
Nesse contexto foi encerrado o encontro e solicitado a todos que aguardem a restauração do ambiente para postarem as atividades. O encontro foi avaliado positivamente para o crescimento pessoal e da equipe.

Dianópolis, 14 de Maio de 2012.

TUTORA DO UCA




Programa UCA – Formação Tocantins
Ata do Encontro Presencial – Etapa I
IES Local : UFT
Município: Dianópolis
Local: Escola Estadual Joca Costa
Data: 25 de abril de 2012


  
No dia vinte e cinco do mês de abril de dois mil e doze, realizou-se o segundo encontro presencial da formação inicial,etapa I – Desnudando o mundo digital,contando com  a presença dos professores e servidores novatos da Escola Joca Costa, sob a mediação da Tutora Edna e auxílio da formadora Cláudia Teixeira Trindade, dando continuidade ao módulo I, cujo  objetivo de Desenvolver as habilidades básicas para o manuseio das ferramentas do laptop, da web, focando o uso pedagógico, por meio da revisita ao plano pedagógico dos professores e sua transposição na prática de sala de aula. Inicialmente a tutora Edna realizou um momento de oração e recepção da equipe através de uma mensagem reflexiva “Eco”, destacando as nossas atitudes diante da vida. Depois foi apresentada a pauta de trabalho, relembrando os objetivos do módulo. Nesse instante foi explicada a necessidade de realizarem as atividades à distância em tempo hábil, pois muitos cursistas demoraram a acessar o ambiente e realizar as leituras. Nesse contexto, foi repassada cada atividade no ambiente, proporcionando uma discussão dos assuntos abordados em cada uma, seguida da postagem pelos servidores. Os cursistas colocaram as dificuldades em realizar as atividades nos laptops, necessitando de uma revisão geral dos aplicativos: Kpresenter e kspread e sugeridas algumas atividades curriculares que podem ser desenvolvidas a partir dos mesmos. Após as socializações das atividades  pela tutora e pelo grupo, fez-se uma avaliação oral do encontro, sendo considerada satisfatória e solicitada a presença da tutora em outros momentos par resolução das atividades, diante das dificuldades da turma em dominar o conteúdo. Foi proposto um novo encontro para realização de uma oficina com a equipe da formação inicial e continuada juntas, para revisarem todas as ferramentas e reforçarem o uso dos aplicativos dos laptops nas atividades curriculares. Assim foi apresentada uma mensagem de encerramento do encontro e agendado o encontro do módulo II par o dia 04 de maio, na biblioteca da escola e solicitado a todos que levem os laptops e notebooks, para realização das atividades.

Dianópolis, 25 de Abril de 2012.

TUTORA DO UCA



Programa UCA – Formação Tocantins
Ata do Encontro Presencial –Elaboração do Progitec
IES Local : UFT
Município: Dianópolis
Local: Escola Estadual Joca Costa
Data: 27 e 28 de Março de 2012


     
Nos dias vinte e sete e vinte oito do mês de março de dois mil e doze, realizou-se o primeiro encontro presencial etapa I – Desnudando o mundo digital com a presença dos professores e servidores novatos da Escola Joca Costa, sob a mediação da Tutora Edna e auxílio da formadora Cláudia Teixeira Trindade, com o objetivo de Desenvolver as habilidades básicas para o manuseio das ferramentas do laptop, da web, focando o uso pedagógico, por meio da revisita ao plano pedagógico dos professores e sua transposição na prática de sala de aula. As atividades iniciaram com as boas vindas da tutora Edna, que apresentou uma mensagem reflexiva no data show. Depois apresentou a pauta de trabalho para os dois dias. Em seguida foram apresentados os objetivos do módulo e todos navegaram pelo ambiente, fazendo um reconhecimento do conteúdo e das atividades a serem realizadas à distância. Percebeu-se que  os professores estavam atentos e ansiosos por aprenderem a trabalhar na prática o que estavam lendo e discutindo. Assim exploramos as ferramentas dos laptops, enfocando as atividades que podem ser desenvolvidas a partir dos referidos aplicativos. Foi dada uma atenção especial ao k-word, momento em que todos criaram suas pastas, produziram pequenos textos e salvaram algumas atividades propostas no momento. Passamos a discutir algumas aividades curriculares que podem ser desenvolvidas em sala e sugerimos a revisita ao planejamento semanal, para inserção das atividades. Navegamos pela internet, treinamos o uso da máquina fotográfica, simulamos gravações de vídeos e sugerimos trabalhos práticos com essas ferramentas. Os professores colocaram os desafios enfrentados por eles até o momento, por não terem domínio o suficiente para ministrarem suas aulas usando essas ferramentas,, bem como a cobrança dos alunos quanto o uso freqüente dos laptops nas aulas. Nesse sentido, combinamos uma capacitação dos alunos de uma forma geral, contando com a ajuda da Coordenadora do UCA, tutora e demais coordenadores, para realizar uma oficina com conteúdos do k-word( digitar, criar pastas, salvar, copiar,colar,etc...)além de auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades com esses aplicativos. Após as reflexões proporcionadas pela tutora e pelo grupo, realizou-se uma dinâmica de encerramento do encontro, com avaliação bastante positiva do encontro e sugeriram que todos os encontros fossem como esse, com teoria e prática articuladas.

Dianópolis, 28 de Março de 2012.

TUTORA DO UCA




Programa UCA – Formação Tocantins
Ata do Encontro Presencial –Elaboração do Progitec
IES Local : UFT
Município: Dianópolis
Local: Escola Estadual Joca Costa
Data: 30 e 31 de Janeiro de 2012



     
Nos dias trinta e trinta e um do mês de outubro de dois mil e doze, realizou-se o primeiro encontro presencial  da formação na Escola, no NTE ( Núcleo de Tecnologias Educacionais), com a presença dos professores, coordenação e direção da Escola Joca Costa, sob a mediação da Tutora Edna e auxílio da formadora Tânia Cristina. As atividades iniciaram com as boas vindas da tutora Edna, que realizou uma oração do mensageiro 2012, falando sobre o amor- uma virtude a ser aprendida, em seguida apresentou uma mensagem em vídeo, que retrata uma passagem do filme “O Gladiador”, refletindo a importância de nossas atitudes diante da vida, como equipe unida em prol dos mesmos objetivos, voltando também para nossa prática pedagógica. Cada cursista expressou seu sentimento sobre a mensagem e a expectativa do trabalho em equipe nesse aluno. Depois apresentou a pauta de trabalho para os dois dias. Assim, iniciou- se a oficina de blog, momento em que foi passado o vídeo sobre o uso pedagógico do blog e realizou-se uma reflexão da realidade no Joca Costa. Percebeu-se que  os professores precisam sensibilizar os alunos a participarem, fazendo postagens das pesquisas e atividades orientadas em sala. Também foi sugerido que ao postarem fotos sobre os projetos realizados, que fossem postados os planejamentos dos mesmos. A tutora ensinou como inserir figuras, fotos e vídeos, exercitando na prática. Como a internet estava um pouco lenta, alguns não conseguiram realizar essa atividade. Na oportunidade, a tutora ensinou as cursistas gravar os vídeos pelo slide share e nesse momento todos se cadastraram para realizarem essa atividade posteriormente. Além disso, foi ensinado como gravar documentos, fotos e vídeos no Google docs. Nesse momento as cursistas novatas criaram seus blogs e fizeram algumas postagens. A oficina foi interrompida pelo fato da internet ter caído e não possibilitou navegação a partir desse momento. Diante disso, a equipe solicitou que a tutora realizasse outras oficinas para dar continuidade ao trabalho.
No dia trinta e um foi realizado o momento de oração e, em seguida a tutora apresentou o cronograma de formação para 2012, a formação inicial e de sustentação para os veteranos. Depois explanou sobre as Diretrizes Nacionais,: A relevância  das tecnologias digitais da informação e comunicação no Projeto Político Pedagógico. Nesse momento relembrou a fala da diretora Vânia, na formação do dia vinte e cinco, no que se refere ao Progitec que foi construído no ano passado e que vai ser revisado esse ano. A tutora lembrou ainda as alterações a serem feitas quanto os textos que demonstram a concepção do coletivo da escola com relação às tecnologias e sua apropriação até o momento, principalmente com a articulação do uso dos laptops no currículo escolar. Após esse momento, realizou-se um diagnóstico da Escola, refletindo as seguintes questões:
1.    Levantamento dos pontos positivos :
·         Implantou-se a cultura do planejamento com uso das tecnologias;
·         Interesse dos alunos em desenvolver atividades com os laptops;
·         O acesso a essa tecnologia, pelos alunos, em que a maioria não tem acesso em casa;
·         Despertou o interesse dos professores em  utilizar continuamente a tecnologia no currículo escolar.

2.    Levantamento dos pontos negativos :
     Individual:
·         A falta de leitura/ aprimorar nesse processo de leitura e escrita individual e em momentos de estudo na escola ;
·         Manuseio correto dos aplicativos dos laptops ( promover treinamento para os professores e coordenadores)
·         Trabalhar com o programa Linux;
·         Encontrar atividades para adequar ao uso do laptop
                     
      Coletivo:
·         Estudos internos (( Acrescentar ação no P.P.P);
·         Redução da carga horária dos professores ( oficio ao Secretário solicitando a ampliação da carga horária);
·         A falta de disponibilidade de tempo dos professores devido a redução da carga horária pela Seduc,
·         A internet que não funciona nas salas;
·         Os laptops que travam na hora das atividades;
·         Dificuldade dos grupos em trabalhar com os laptops;

3.    Demandas para a formação:
   O que queremos para 2012? 
Em relação a SEDUC; DRE e SEMED
·         Resolução dos problemas detectados ( ampliação da velocidade da internet e conserto do provedor);
·         Aumento da carga horária dos professores para realização dos trabalhos do UCA;
·         Reposição dos laptops com defeito;
·         Lotação de um técnico na escola, para atendimento e manutenção efetiva dos laptops ou disponibilização de um técnico da DRE em 2 dias da semana para atendimento à escola.


Em relação a equipe de formação: oficinas, referências teóricos, programas, entre outros;
·         Oficina sobre blog;
·         Sugestões de atividades com uso dos aplicativos nos conteúdos;
·         Oficina sobre aulas interdisciplinares com uso das tecnologias ( laptops)
·         Oficina sobre o Linux educacional e os aplicativos do laptop voltado para gestão de sala de aula; Confecção de atividades com o uso das tecnologias;
·         Estudos de textos direcionados ao uso das tecnologias digitais no currículo escolar;
1.    Mobilidade: o desafio permanece.
·         Como utilizar o laptop na implementação do currículo?
-Nos planejamentos a serviço dos conteúdos trabalhos diariamente;


·         Laptop nas mãos dos alunos viabilizando as práticas curriculares:
- Na sala de aula em atividades orientadas pelo professor;
- Em diversos espaços da escola, com momentos de atividades orientadas; no recreio através do uso espontâneo, na biblioteca em momentos de leituras direcionadas e espontâneas;
-No pátio – nas aulas de Ed.Física e recreação;
-No labim:  - Realização de pesquisas; nas produções textuais;  produção de desenhos; confecção de folderes ; jogos, navegação em internet.


2.    Aluno Monitor:
Experiência positiva enquanto parceiro no processo de ensino-aprendizagem na sala de aula – Qual tem sido a atuação do aluno monitor na sua sala de aula?

·         Ajudante do professor na distribuição e recolhimento em sala de aula: na filmagem dos trabalhos em grupos, nas atividades extra classe e em momentos de reunião;
·         O auxílio aos colegas com dificuldade durante o desenvolvimento das atividades realizadas nos  laptops;

Como potencializar a participação do aluno monitor na sala de aula?

  • Sensibilizar os monitores da importância de sua colaboração na sala de aula, orientando os colegas no desenvolvimento das atividades curriculares, bem como da atualização do blog da turma, tendo como referencial, o conteúdo estudado e suas aprendizagens em classe e extra-classe.


Após as reflexões proporcionadas pela tutora e pelo grupo, realizou-se uma dinâmica de encerramento do encontro, com o vídeo motivacional do Daniel Godri, que fortalece o trabalho em equipe. O encontro foi muito bom, pois contou com a participação efetiva do grupo. A direção da Escola Joca Costa solicitou outro momento de formação para socialização das experiências de outras escolas.

Dianópolis, 15 de fevereiro de 2012.


Edna de Jesus Vieira
FORMADORA/TUTORA DO UCA





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário