Compartilhando Saberes do UCA

O mote desse blog é socializar com educadores as experiências vivenciadas pela Escola Estadual Joca Costa a partir da implantação do projeto UCA - Um Computador Por Aluno.



Rede Colaborativa de Aprendizagem

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ENCONTRO PRESENCIAL - EIXO 3 - ELABORAÇÃO DE PROJETOS




No dia vinte e dois de junho de 2011 realizou-se o  encontro presencial do eixo 3, módulo- 4 Elaboração de Projetos, na Escola Joca Costa, com toda a equipe da referida escola e técnicas  da Diretoria Regional de Ensino, sob a mediação da Tutora Edna.
A tutora iniciou o encontro com a oração, entregando a Deus o momento, depois deu boas vindas e agradeceu a presença das cursistas, desejando a todos  um excelente encontro. Em seguida explanou a pauta, entregando as cursistas a planificação do referido eixo. Assim, a tutora fez uma revisão das atividades do eixo 2, solicitando as cursistas que resolvessem as pendências quanto as atividades.Logo após,  apresentou os objetivos do eixo 3 e da aprendizagem, ainda por meio do material  offline, pois a internet continua muito lenta. Nesse momento, enfatizou o que se espera de cada cursista nos estudos e na realização das atividades, para efetivação do PITEC na escola. Deu continuidade a leitura do eixo, refletindo com a equipe o papel das tecnologias no desenvolvimento do projeto, temática abordada no fórum. A tutora oportunizou a todos a socialização do PITEC, discutindo coletivamente os aspectos significativos ocorridos durante o processo de realização do referido projeto, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, os valores e atitudes envolvidos, bem como os resultados que a experiência trouxe como aprendizado na vida de cada cursista. A coordenadora do UCA na Escola apresentou o seu projeto em Power point, compartilhando com as demais colegas os pontos convergentes e divergentes em seus projetos, imprimindo a todas um novo olhar sobre a experiência vivenciada, de modo que possam aperfeiçoar seus projetos com as contribuições feitas pelo coletivo da escola e responderem juntas a primeira atividade do eixo 3. Depois a tutora convidou as cursistas a compartilharem o entendimento de cada uma sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo, considerando as apresentações do PITEC, incentivando a todas a participação no fórum.Nesse momento enfatizou a importância da contribuição de cada uma e o comentário das contribuições dos colegas. Afinal, o fórum é um espaço para de discussão para aperfeiçoamento da prática pedagógica. Após essa atividade, a tutora continuou a leitura do eixo,trazendo um questionamento: “O que se aprende com o projeto?”, discutindo os aspectos da aprendizagem significativa de Ausubel, no contexto do trabalho com projeto. Assim introduziu o conceito de mapa conceitual, mostrando a equipe dois vídeos apresentados pelo professor Paulo Correia, sobre proposições e como construir mapas conceituais. A tutora Edna sugeriu e entregou algumas leituras complementares que levam uma melhor compreensão do conceito e da importância do mapa conceitual, tanto para os professores como para os alunos, apontando sua finalidade e destacando o seu uso na avaliação da aprendizagem dos alunos. Depois dessas considerações, foram apresentadas o restante das atividades e sugerida pela tutora a leitura de dois tutoriais sobre CMAP, apontados no guia do cursista e alguns no youtube, para que os professores possam aperfeiçoar suas práticas pedagógicas.
Concluindo esse eixo de estudo, a tutora Edna  solicitou as cursistas que voltassem ao diário de bordo e refletissem suas aprendizagens sobre mapas conceituais,  o papel das tecnologias no desenvolvimento do PITEC e a integração das tecnologias ao currículo, na perspectiva do trabalho com projetos, fechando assim a última atividade do eixo. A tutora encerrou as atividades, solicitando a todas que realizassem oralmente e através do memorial reflexivo, uma avaliação do dia, levando em conta suas expectativas e resultados obtidos no final do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário